Comunicação interna e externa

Pesquisa, integração, transparência e múltiplos canais rompem ruídos e promovem o diálogo, engajamento, conexão e transformação                  

Comunicação Interna

As pessoas são o pilar central, embaixadores das organizações. Se os funcionários de fato vivenciam a marca e os seus valores no dia a dia de seu trabalho, as empresas passam a contar com uma inegável vantagem competitiva.

Quanto mais eficaz for, mais a comunicação interna garante a sintonia da equipe de funcionários e o seu desenvolvimento e engajamento em torno dos desafios propostos. Ao traduzir, de forma clara e transparente, a cultura, valores e visão das lideranças, compartilhar conhecimento e dar voz às equipes de forma dinâmica e interativa, a comunicação aumenta o nível de satisfação dos funcionários e o seu orgulho em trabalhar para a empresa, com impacto nos resultados.

 

Inspiração e engajamento

A equipe da Printec Comunicação tem forte experiência na área de comunicação interna, com uma atuação premiada. Multiplataformas de comunicação são aplicadas de forma criativa e inovadora, para inspirar e engajar os funcionários.

 

O planejamento estratégico envolve as principais narrativas, mensagens, programas e iniciativas, em múltiplos canais integrados via liderança, gestores e colaboradores multiplicadores: eventos, conteúdo gráfico e audiovisual, jornais murais, revistas, intranet, newsletters, email, aplicativos, redes sociais corporativas e outras ferramentas digitais promovem a integração e transparência das informações.

 

Pesquisas norteiam o conteúdo e a criação

A promoção do diálogo e da comunicação face a face também tem papel primordial nas ações desenvolvidas pela Printec, com iniciativas como programas de comunicação dedicados aos gestores, celebrações, reuniões de alinhamento e de geração de ideias. Gestores e liderança são capacitados a se comunicar melhor, com orientações e canais de comunicação dedicados como newsletters e comunicados via email. A equipe da Printec acredita que o diálogo é essencial, nas organizações, para fortalecer os laços de confiança e a transparência nas relações.

 

Conteúdo e criação tomam por base evidências – a Printec trabalha com parceiros experientes na área de pesquisa que dão embasamento ao planejamento estratégico de comunicação. Saber ouvir os colaboradores é um fator essencial para conhecer as necessidades de comunicação e produzir um planejamento mais eficaz.

 

A produção de conteúdo diferenciado, segmentado por público-alvo, localidades e níveis de liderança ganha vida em diferentes canais, em formatos e linguagens adequadas às necessidades de cada grupo de colaboradores, que têm espaço também para serem proativos na emissão das informações.

 

Com base em um planejamento estratégico, a Printec prioriza a divulgação de mensagens e informações que estão na essência da visão, cultura e objetivos de negócios das organizações. O planejamento e a visão integrada das ações desenvolvidas permite chegar aos melhores resultados. Temas de Recursos Humanos, cultura, missão, valores, metas, conhecimento, inovação, mudança e transformação estão entre as narrativas a serem priorizadas. O apoio a ações voltadas à comunidade com o engajamento dos funcionários também é um especialidade da equipe da Printec.

 

Ações de endomarketing e campanhas especiais fazem parte do portfólio de soluções da Printec, voltadas à integração, carreira, mensagens institucionais e outras narrativas.

 

Uma comunicação que realmente promove a conexão e a transformação.

 

Comunicação Interna / Soluções

 

  • Realização de pesquisas com os colaboradores para melhor entendimento das necessidades de comunicação.
  • Intranet: reformulação; desenvolvimento de conteúdo e de canais de comunicação; intranet colaborativa (abrindo aos funcionários a possibilidade de compartilharem iniciativas da área em que atuam).
  • Newsletters eletrônicas para todos os colaboradores ou para grupos específicos, como liderança, com informações adequadas ao público.
  • Murais e publicações impressas como ponto de análise.
  • Desenvolvimento de aplicativos que reforçam o relacionamento e o engajamento. Os aplicativos não só transmitem mensagens da gestão, informações sobre saúde e carreira, como permitem o compartilhamento de conteúdos entre os funcionários. Facilitam também o acesso a dados do plano de saúde, oportunidades internas etc.
  • Painéis eletrônicos / tevês para transmissão de notícias, vídeos e fotos.
  • Implantação da rede Workplace/Facebook para a criação de comunidades entre funcionários e compartilhamento de informações.
  • Criação de grupos de grupos de WhatsApp
  • Webcast para transmissões ao vivo (vídeos curtos dão vida a mensagens, compartilhamento de informações e convites).
  • Diálogos: planejamento de reuniões e comunicação face a face.
  • Campanhas de endomarketing.
  • Consultoria em projetos, apoio e desenvolvimento de ações voltadas à comunidade.

 

 

Comunicação externa

 

Em uma época em que a transparência e a atuação responsável ganham importância cada vez maior, as organizações precisam reforçar relacionamento diretos e se aproximar de seus públicos estratégicos – entidades, parceiros, prestadores de serviços, investidores, governo, clientes e sociedade como um todo.

 

Com base em pesquisas e profundo envolvimento com as necessidades de comunicação das organizações, os projetos de comunicação externa da Printec destacam não só diferenciais de qualidade, tecnologia, produtos e serviços, mas revelam o comprometimento das empresas, instituições, associações e ONGs com ações de cidadania, causas sociais e o bem comum em geral. Projetos voltados à diversidade, minorias, educação, saúde, meio ambiente, baixa renda e outros expressam propósitos e valores, fortalecendo a imagem e credibilidade.

 

A Printec tem forte experiência na comunicação com as comunidades, em ações sociais e voltadas ao meio ambiente e outras iniciativas de informação e de integração, com apoio na definição de projetos associados à imagem da marca.

 

Projetos diferenciados em múltiplas plataformas

Em todas as áreas, desenvolve projetos diferenciados, a partir do conhecimento das frentes de atuação da empresa, das metas com as quais trabalha e dos desafios que se propõe a enfrentar. Em múltiplas plataformas, a Printec prioriza os canais de comunicação a serem desenvolvidos e produz conteúdos de qualidade desenvolvidos por uma equipe experiente de jornalistas especializados em comunicação.

 

Conteúdos para branded content, mídias sociais, folders, banners, cartazes, relatórios anuais e de sustentabilidade, cartilhas para a comunidade – conteúdos atraentes, bem elaborados em ferramentas digitais ou tradicionais, com linguagem adequada aos públicos de relacionamento, ganham vida para traduzir e reforçar os valores da marca.

 

A Printec Comunicação trabalha todas as oportunidades de valorização e de reconhecimento das organizações pelo mercado, com apoio na produção de cases de reconhecimento e preparo para a conquista de certificações.

 

Comunicação externa / Soluções

 

  • Produção de conteúdo de qualidade associado a projetos criativos, desenvolvido em multiplaformas de comunicação.
  • Produção de newsletters eletrônicas com informações diferenciadas, customizadas para diferentes públicos de interesse: clientes, consumidores, parceiros.
  • Produção de folders, revistas, relatórios institucionais e relatórios de sustentabilidade (conteúdo, projeto e paginação).
  • Produção de conteúdo para mídias sociais.
  • Produção de vídeos ou webséries com conteúdo institucional, informativo ou didático.
  • Apoio ao desenvolvimento de projetos sociais e culturais.
  • Produção de branded content.
  • Apoio na pesquisa e estruturação de informações para participação em certificações ou em premiações como “melhores empresas para trabalhar”.
  • Ações e campanhas de relacionamento com comunidades: definição de projeto, desenvolvimento e apoio na implementação.
  • Produção de livros – conteúdo, projeto e paginação.