Clínica do Lugar de Vida retoma atendimento presencial

Clínica do Lugar de Vida: crianças precisam de outras crianças para o seu desenvolvimento integral e saúde psíquica.

A retomada gradual das atividades presenciais da Clínica do Lugar de Vida – Centro de Educação Terapêutica, garantidos todos os protocolos de segurança em relação à Covid-19, é extremamente importante tendo em vista que o isolamento social provocado pela pandemia agravou sintomas nas crianças e nas famílias.

As atividades da Clínica do Lugar de Vida são essenciais para resgatar a convivência e todos os benefícios que ela traz do ponto de vista educacional e terapêutico, levando em conta o princípio de que crianças precisam de outras crianças para o seu desenvolvimento integral e para a sua saúde psíquica.

O Lugar de Vida – Centro de Educação Terapêutica, referência há 30 anos no tratamento e no acompanhamento escolar de crianças e adolescentes com entraves estruturais e autismo, está retomando de forma gradual o atendimento clínico presencial em suas instalações. Confinadas durante a pandemia, sem a possibilidade de interagir e sem a convivência escolar, as crianças, especialmente aquelas com problemas psíquicos, foram bastante afetadas. Com a reabertura da Clínica, respeitando todos os protocolos de segurança em relação à Covid-19, o Lugar de Vida retoma atividades essenciais para resgatar esta convivência e todos os benefícios que ela traz do ponto de vista educacional e terapêutico, levando em conta o princípio de que crianças precisam de outras crianças para o seu desenvolvimento integral e para a sua saúde psíquica.

A retomada da Clínica dá continuidade a um dos princípios centrais do trabalho do Lugar de Vida: uma criança pode fazer mais por outra do que um adulto! O resgate das atividades presenciais é extremamente importante tendo em vista que o isolamento social provocado pela pandemia agravou alguns sintomas nas crianças e nas famílias. “As crianças sofreram psiquicamente com o confinamento, o que provocou o aparecimento ou o agravamento de sintomas. Há o caso de uma criança com sintomas de ansiedade, por exemplo, que dizia não aguentar mais ficar em casa e começou a cutucar a cabeça e a se machucar. Outra criança afirmava não aguentar mais as aulas virtuais. Diante da pressão dos pais para continuar, começou a perder o controle sobre o intestino. Outros problemas provocados pela pandemia têm sido irregularidades no controle dos esfíncteres, problemas alimentares e dificuldades de sono”, afirma Maria Eugênia Pesaro, psicóloga mestre em Psicologia Social e doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, sócia do Lugar de Vida.

O trabalho do Lugar de Vida fundamenta-se na Educação Terapêutica, conceito criado pela instituição que se baseia na articulação entre os princípios da psicanálise e da educação, tendo como visão o “educar tratando e o tratar educando”. Um dos principais diferenciais do trabalho da instituição está nos Grupos de Educação Terapêutica, que funcionam partindo da constatação de que o trabalho em grupo potencializa o tratamento do ponto de vista da interação social, à medida que sustenta vínculos, regras, atividades coletivas. Atesta-se que os efeitos subjetivos e de linguagem nos encontros entre os pares auxiliam o desenvolvimento e a inclusão de crianças e adolescentes nas escolas.

As atividades dos Grupos de Educação Terapêutica de crianças, trabalho pioneiro e diferenciado do Lugar de Vida, estão na essência do atendimento clínico do Lugar de Vida e acontecem nas amplas instalações em São Paulo, em espaços abertos e arejados. Em razão da pandemia, a retomada está sendo conduzida, em um primeiro momento, em duplas de crianças. Assim que for possível, os grupos serão ampliados.

“A primeira infância, especialmente, é marcada pelo desenvolvimento e por aprendizagens essencialmente corporais, exploratórias e, sobretudo, relacionais, condições bastante afetadas pelo distanciamento social e por períodos de confinamento domiciliar. Se o uso das telas e das tecnologias digitais de comunicação auxiliaram a manutenção da aprendizagem e das interações entre vários alunos, o mesmo parece não se aplicar às crianças com menos de cinco anos, razão pela qual o atendimento clínico presencial dessas crianças, assim como o acompanhamento de seus pais e atividades de apoio escolar tornaram-se ainda mais fundamentais”, destaca Cristina Keiko, doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano e sócia do Lugar de Vida.

O conceito de Educação Terapêutica criado pelo Lugar de Vida, baseado na articulação entre os princípios da psicanálise e da educação, contempla um conjunto de procedimentos terapêutico-educacionais que visam ao restabelecimento ou à construção da estruturação psíquica de crianças que enfrentam falhas em seu processo de subjetivação, como as crianças que estão dentro do espectro do autismo. A Educação Terapêutica permeia todas as atividades da Clínica do Lugar de Vida.

As atividades dos Grupos de Educação Terapêutica de crianças, trabalho pioneiro e diferenciado do Lugar de Vida, estão na essência do atendimento clínico do Lugar de Vida

O tratamento de crianças e adolescentes na Clínica é realizado por meio de atendimentos psicanalíticos e fonoaudiológicos individuais e em grupo, em ateliês de escrita, música, contação de histórias, culinária, jogos e brincadeiras. Todo o trabalho é desenvolvido de forma interdisciplinar, contando com psicólogos, fonoaudiólogos e pedagogos, em parceria com médicos pediatras. O acompanhamento escolar é feito em conjunto com profissionais da educação, com a escola e com os professores. São também oferecidos espaços e dispositivos para escutar e acolher os pais em diferentes modalidades de trabalho. A equipe interdisciplinar integra profissionais das áreas da psicologia, psicanálise, fonoaudiologia e pedagogia.

O atendimento fonoaudiológico, por exemplo, fundamenta-se na Clínica de Linguagem, que leva em consideração o sujeito, a língua e a fala na sua dimensão dialógica, ou seja, que considera que a aquisição da linguagem está entrelaçada com a constituição subjetiva. “É um trabalho destinado a qualquer criança que apresenta impasses no processo de aquisição de linguagem, inclusive aquelas com entraves no laço social. Por meio de um diagnóstico que investiga como a criança fala e também como ela escuta a fala do outro e a própria fala, o Clínico de Linguagem traça um projeto terapêutico singular, que visa, por meio de intervenções de natureza linguística, afetar a fala/escuta da criança para promover mudança na fala e na condição de falante do sujeito. A Clínica oferece avaliação de linguagem bem como o atendimento individual ou em grupo, de acordo com o projeto terapêutico”, afirma Mariana Trenche, fonoaudióloga, mestre e doutoranda em Linguística Aplicada e sócia do Lugar de Vida.

Todo o projeto clínico e as suas intervenções são desenvolvidos não só de forma interdisciplinar mas articulada pela equipe do Lugar de Vida, considerando o conjunto do desenvolvimento e da subjetividade da linguagem e do conhecimento de cada criança, e não de forma fragmentada, ou seja, cada especialista dando um parecer, o que pode trazer dificuldades inclusive para as famílias.

Clínica Lugar de Vida

Conheça a seguir todas as possibilidade de atendimento clínico oferecidas pelo Lugar de Vida – Centro de Educação Terapêutica

 Grupos de Educação Terapêutica – GETs

Os Grupos de Educação Terapêutica, GETs, seguem as mesmas bases do tratamento psicanalítico individual, mas a eles se acrescentam alguns princípios:

  • encontro da criança com outras crianças pode “ensinar” mais do que muitas horas de contato com adultos;
  • o grupo oferece uma heterogeneidade: ali estarão presentes crianças do espectro autista, mas também crianças com problemas de aprendizagem, com problemas de relacionamento, pequenas e grandes. Desse modo, é oferecido um grande campo de linguagem, cujo potencial terapêutico será explorado pelos profissionais ali presentes;
  • os grupos oferecem “focos” de trabalho, permitindo que as crianças circulem entre eles, podendo entrar e sair do grupo, sempre acompanhadas por um terapeuta;
  • entre os focos de trabalho estão jogos (movimentação em brinquedos de grande porte, corridas, jogos de pátio com regras simples, encenação de pequenas peças, aprendizado de músicas e escuta de relatos de histórias); ateliês de música e de culinária; atividades de escrita (desenvolvimento do desenho, do grafismo e do traço que são a base para a alfabetização); atividades que têm como eixo temático as diversas produções da cultura (festas folclóricas, datas comemorativas, calendário, entre outros), bem como visitas a museus, bibliotecas e espaços públicos relacionados aos conteúdos trabalhados no grupo.

 Tratamento psicanalítico individual

O tratamento individual segue os princípios do tratamento psicanalítico com crianças. Busca organizar ou reorganizar a imagem corporal que se encontra perturbada nos casos dos transtornos de desenvolvimento; instituir ou enriquecer o mundo de fantasia e do brincar, que se encontra mecanizado ou empobrecido; instituir o mundo das regras e das leis; ordenar ou reordenar a relação da criança com o campo da linguagem, e consequentemente, a relação da criança com os outros ao seu redor.

O Lugar de Vida recebe também, para o tratamento psicanalítico individual, crianças e adolescentes que não se encontram dentro do espectro autista, mas enfrentam problemas de aprendizagem, problemas na relação com os outros, ou se encontram classificadas nas categorias psiquiátricas dos TDAH, da depressão infantil ou dos TOCs.

Atendimento fonoaudiológico

O atendimento fonoaudiológico no LV se destina às crianças que apresentam questões no processo de aquisição de linguagem, manifestadas por embaraços na produção de fala oralizada, leitura e escrita e também nas  brincadeiras e no laço social com os pares. O serviço oferece avaliação de linguagem bem como o atendimento individual ou em grupo, de acordo com o projeto terapêutico.

São considerados princípios deste atendimento: que a aquisição de linguagem não é um processo natural, mas adquirido a partir da relação entre a fala/escrita da criança e a fala/escrita do outro; que a linguagem não pode ser ensinada, mas pode ser transmitida por meio de interpretações de natureza linguística que afetem a posição de falante, de ouvinte e de leitor-escritor da criança; que adquirir linguagem não se encerra em produzir uma fala/escrita correta; que se trata de caminhar no sentido de a) ser afetado pelo dizer do outro; b) poder falar ao outro; c) deixar-se afetar pelo que diz.

 Atendimento aos pais

Considerando a importância da participação dos pais na posição subjetiva e no projeto terapêutico educativo das crianças, o Lugar de Vida criou espaços e dispositivos para escutá-los e acolhê-los em diferentes perspectivas. Cada criança e sua família terá um profissional da equipe, chamado de profissional referência, que será o elo entre as questões e demandas da criança e sua família e a construção de um projeto clínico particularizado na instituição. O profissional referência realizará encontros sistemáticos de escuta dos pais, bem como poderá ajudá-los nos contatos, indicações e interlocuções com outros profissionais que atendem ou poderão atender a criança (professores, médicos, fonoaudiólogos, etc).

O Grupo de Pais, coordenado por um profissional do Lugar de Vida, configura um espaço de encontro semanal que facilita a circulação discursiva sobre as crianças, os profissionais e os pais, no qual estes poderão compartilhar suas dúvidas, obter alguns esclarecimentos, trocar informações e construir novas perspectivas a respeito da problemática e das propostas de atendimentos de seus filhos.

Acompanhamento terapêutico

O Acompanhamento Terapêutico (AT) no Lugar de Vida tem como objetivo possibilitar ou ampliar a circulação social de crianças e adolescentes, que por alguma razão encontram dificuldades nesse aspecto.

Para muitas crianças e adolescentes com TGD ou outros modos de sofrimento psíquico, a circulação pelos espaços da cidade e o contato com outras pessoas são vividos como experiências invasivas e ameaçadoras, o que faz com que essas crianças quase não saiam de casa ou encontrem muita dificuldade em fazê-lo. Em vista disso e acreditando na importância da construção de laço social e da inserção social, o AT oferece a possibilidade de estar com a criança em lugares externos à instituição de tratamento, como a escola, parques, shoppings, ruas ou até mesmo em casa. Vale ressaltar que a configuração do acompanhamento será construída de acordo com os interesses, possibilidades de cada criança e do momento em que esta se encontra.

Oficina de música

Entre as atividades clínicas do Lugar de Vida, está a Oficina de Música, um dispositivo de grupo terapêutico com algumas particularidades. Como nos grupos terapêuticos, o Lugar de Vida aposta na capacidade das crianças com dificuldades na interação social de ajudarem umas às outras, recriando realidades subjetivas e realizando trocas terapêuticas entre si, desta vez  acompanhadas de uma nova linguagem: a música.

A música tem um poder único de despertar a escuta, a atenção, a curiosidade e o encantamento das crianças. Crianças com diferentes modos de se relacionar mantêm a capacidade de se sensibilizar pelas melodias, ritmos e brincadeiras musicais.

Na oficina, descobrimos como som e silêncio estão profundamente relacionados. Podemos, com atividades musicais, aprender a escutar o outro enquanto somos reconhecidos em nosso próprio lugar de enunciação. Cada um tem uma voz singular, única que pode ser escutada e valorada pelo grupo sem ser submetida ou anulada por nenhuma outra.

Sobre o Lugar de Vida – Centro de Educação Terapêutica

O Lugar de Vida – Centro de Educação Terapêutica é uma instituição de referência no tratamento e no acompanhamento escolar de crianças e adolescentes com problemas psíquicos. O tratamento de crianças e adolescentes é realizado por meio de atendimentos psicanalíticos e fonoaudiológicos individuais e em grupo, em ateliês de escrita, música, contar histórias, culinária, jogos e brincadeiras.  O acompanhamento escolar é feito em parceria com profissionais da educação, com a escola e com os professores. São também oferecidos espaços e dispositivos para escutar e acolher os pais em diferentes modalidades de trabalho. Todo o trabalho é realizado por uma equipe interdisciplinar que integra profissionais das áreas da psicologia, psicanálise, fonoaudiologia e pedagogia. O trabalho do Lugar de Vida fundamenta-se na Educação Terapêutica, que se baseia na articulação entre os princípios da psicanálise e da educação e tem como visão o “educar tratando e o tratar educando”.

Em seus 30 anos de existência, o Lugar de Vida firmou-se ainda como centro de desenvolvimento de práticas clínicas, de pesquisas acadêmicas e de formação de profissionais, pesquisadores e estudantes das áreas da Saúde Mental e da Educação. Também oferece assessoria a instituições.

Em 2021 o Lugar de Vida realiza a quarta edição do Projeto Escolas Protagonistas – Diálogos com o Lugar de Vida para a construção do trabalho inclusivo em 2021 (em tempos de pandemia), dirigido às escolas com interesse em discutir a inclusão de crianças com Entraves Estruturais em sua Constituição Psíquica – EE – nomenclatura proposta em substituição à de Transtornos do Espectro do Autismo – TEA.