Cinco boas razões para visitar a exposição Pioneiros & Empreendedores em São Paulo

Ministério da Cidadania, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e SEBRAE-SP apresentam

Entrada da exposição Pioneiros & Empreendedores no Palácio dos Campos Elíseos (Foto: Sebrae SP). 

 

Até 1º de dezembro no Palácio dos Campos Elíseos,

Centro de Referência em Inovação Sebrae

Avenida Rio Branco,1269, São Paulo, SP

Aberta de terça a domingo, das 10h às 17h. Entrada Franca

Saiba mais em https://pioneiros.fea.usp.br/

 

São Paulo, 11 de novembro de 2019Com rico material iconográfico, objetos, painéis e mídia digital, palestras e visitas programadas para escolas, a exposição Pioneiros & Empreendedores oferece um extraordinário exemplo de iniciativas de empreendedores que alcançaram um ideal de emancipação, enfrentaram adversidades e realizaram sonhos; nomes como Mauá, Prado, Matarazzo, Ramos de Azevedo e outros. A mostra destaca também a vida de mulheres pioneiras como Ermelinda Ottoni de Souza Queiroz, Eugênia Ana dos Santos (Mãe Aninha), Irmã Dulce e Dorina de Gouvêa Nowill. Uma fonte incrível de aprendizagem e de inspiração para as gerações atuais e futuras. A curadoria é do professor Jacques Marcovitch, da FEAUSP.

Leia abaixo cinco boas razões para visitar a exposição Pioneiros em São Paulo:

1. O dinheiro como meio, não como finalidade

A mostra corrige uma visão simplista, segundo a qual empreendedores são pessoas capazes de ganhar dinheiro, que veem a empresa como um fim em si. Na verdade, como disse Max Weber, o impulso para o ganho, a ganância ilimitada não se identifica, nem de longe, com o capitalismo, e menos ainda com seu espírito. Não há como negar o papel fundamental desempenhado pelos empreendedores na inovação e na aceitação de riscos.

2. Startups dos séculos 19 e 20

Atualmente, fala-se muito em inovações disruptivas e unicórnios, mas a história dos empreendedores focalizados pela exposição Pioneiros revela que no Brasil dos séculos 19 e 20 também houve muitos empreendedores ousados e bem-sucedidos, que não só introduziram inovações como enfrentaram grandes desafios em todos os setores de atividade, além de terem criado negócios muito lucrativos.

3. Eles ajudaram a construir a sociedade em que vivemos

Sem exagero, pode-se dizer que os empreendedores pesquisados mudaram a história e contribuíram para o desenvolvimento econômico, social, político e cultural do Brasil. Embora atuassem na economia, muitos se interessaram pela educação em todos os níveis, pela criação de universidades e escolas profissionais, assim como por iniciativas nas áreas de cultura, saúde e filantropia.

4. Histórias de vida inspiradoras

A trajetória e a resiliência dos empreendedores estudados podem inspirar jovens que desejam atuar na área empresarial, contribuir para o desenvolvimento de vocações, bem como servir de exemplo para todos os que já são empresários ou pretendem investir em negócios próprios. Os tempos podem ser outros, os desafios diferentes, mas as qualidades reveladas pelos pioneiros ainda podem ajudar, e muito, os empreendedores pioneiros do futuro.

5. Qualidades para enfrentar tempos difíceis

A exposição Pioneiros & Empreendedores confirma que o enfrentamento de adversidades forja o empreendedorismo. Competência visionária, sensibilidade estratégica, atitude positiva diante dos desafios, clareza de pensamento, boa capacidade de comunicação, valorização das experiências vividas, multiplicidade de engajamentos e laços familiares fortes — eis alguns traços comuns encontrados nesses pioneiros e empreendedores.

 

Empreendedores pioneiros

Mulheres Pioneiras

Pela primeira vez neste formato e pela primeira vez em São Paulo, a presença de algumas mulheres também pioneiras na exposição é uma oportunidade de tirar a cortina da invisibilidade que durante muito tempo as envolveu. A temática das mulheres pioneiras coloca em discussão o legado deixado por elas e, com isso, as conexões que se pode fazer hoje ou que talvez já se tenha feito outrora, agora com maior destaque.

As mulheres destacadas, muito além de uma vida significativa, construíram um legado que transcende suas existências. Suas trajetórias e iniciativas duradouras inspiram jovens para a construção do seu projeto de vida, e são exemplos para as gerações vindouras.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sobre o Projeto Pioneiros

Projeto multidimensional de pesquisa, ensino e extensão universitária sobre empreendedorismo pioneiro no Brasil, criado e coordenado pelo professor Jacques Marcovitch, da Universidade de São Paulo. Inclui pesquisa acadêmica, exposição sobre os empreendedores estudados e cursos de atualização em pioneirismo e educação empreendedora para professores de todas as regiões do país.

O projeto começou em 2001 com uma pesquisa nacional que serviu de base para a trilogia Pioneiros & Empreendedores: A Saga do Desenvolvimento no Brasil. Escrita por Jacques Marcovitch, professor emérito da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo e reitor da USP entre 1997 e 2001, a obra narra as histórias de vinte e quatro empreendedores responsáveis pela fundação e desenvolvimento de alguns dos principais grupos empresariais brasileiros.

No primeiro volume Marcovitch mostra a trajetória de empresários “paulistas”: os Prado, Nami Jafet, Francisco Matarazzo, Ramos de Azevedo, Jorge Street, Roberto Simonsen, Julio Mesquita e Leon Feffer.

O segundo volume amplia o universo de observação ao focalizar figuras como Mauá, Luiz de Queiroz. Attilio Fontana, Valentim dos Santos Diniz, Guilherme Guinle, Lafer-Klabin, José Ermírio de Moraes e Gerdau-Johannpeter. Dos dez empreendedores estudados, apenas três atuaram no Estado de São Paulo e os demais no Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Pioneiros do Rio de Janeiro, Nordeste e Amazônia surgem no terceiro volume, que reúne as contribuições dos Lundgren, Luiz Tarquínio, Bernardo Mascarenhas, Delmiro Gouveia, Roberto Marinho, Augusto Trajano de Azevedo Antunes, Samuel Benchimol e Edson Queiroz.

Coordenada pela Expomus, empresa com mais de três décadas de atuação e mais de cem projetos culturais realizados, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Programa de Ação Cultural – ProAC ICMS do Estado de São Paulo, a exposição Pioneiros & Empreendedores valoriza a memória do empreendedorismo pioneiro e elucida suas características pedagógicas e repercussões contemporâneas, aproximando-a de um público amplo, mais especificamente do segmento juvenil e universitário.

 

Serviço – exposição Pioneiros & Empreendedores

Até 1º de dezembro de 2019

De terça a domingo, das 10h às 17h – entrada franca

Centro de Referência em Inovação SEBRAE // Palácio dos Campos Elíseos

Av. Rio Branco, 1269, Campos Elíseos, 01205-903 São Paulo-SP

 

Ficha técnica da exposição Pioneiros & Empreendedores

Curadoria: Jacques Marcovitch

Projeto Museológico: Maria Cristina Oliveira Bruno, Viviane Longo

Implementação e coordenação museológica: Expomus – Exposições, Museus, Projetos Culturais

Coordenação Educativa: Marina de Toledo

Projeto Expográfico: BM Urbanidade e Arquitetura

Projeto Audiovisual: Estúdio Preto & Branco

Projeto Gráfico e Comunicação Visual: Partícula Planejamento Visual Gráfico

 

Mais informações para a imprensa

Antonio Carlos de Godoy

Printec Comunicação

Tel.  (11) 5185-4970 ou (11) 9 9955 4618