ONG Banco de Alimentos participa da ação Sumaré Sustentável

Dedicada há mais de 20 anos ao combate à fome e à luta contra o desperdício de alimentos, a ONG Banco de Alimentos irá mostrar como cada um pode ajudar a transformar uma triste realidade: 25 milhões de pessoas poderiam ser alimentadas todos os dias com os alimentos desperdiçados no Brasil. A ação acontece no domingo, 26 de agosto, entre 9h e 13h, na avenida Sumaré.

São Paulo, 22 de agosto de 2018 – No próximo domingo, 26 de agosto, entre 9h e 13h, a equipe da ONG Banco de Alimentos estará a postos na avenida Sumaré, altura do cruzamento com a rua Ministro Godoi, para participar da iniciativa Sumaré Sustentável, parte do calendário da Virada Sustentável que se realiza em São Paulo. A ONG, que atua há mais de 20 anos no Brasil com o objetivo de minimizar os efeitos da fome e combater o desperdício de alimentos, irá desenvolver ações de informação e de conscientização, além de dar dicas de aproveitamento integral dos alimentos e promover degustação de produtos saborosos feitos com casca de banana e talos de legumes.“Um terço dos alimentos produzidos hoje no mundo vai para o lixo, o que significa também que estamos jogando fora recursos naturais como a água utilizada nas áreas agrícolas. No Brasil, país que é o segundo fornecedor mundial de alimentos, 41 mil toneladas de alimentos são desperdiçadas todos os dias e há 15% de perda durante os processos de transporte e armazenagem, enquanto 52 milhões de pessoas vivem em estado de insegurança alimentar, ou seja, não têm acesso a alimentos na qualidade e quantidade ideais para uma vida saudável”, afirma Luciana Quintão, fundadora e presidente da ONG Banco de Alimentos.Com a missão de doar alimentos e de transformar a sociedade com ações educacionais de conscientização, a ONG Banco de Alimentos minimiza os efeitos da fome e combate o desperdício por meio de um trabalho diário de colheita urbana: a cada mês, cerca de 50 toneladas de alimentos de qualidade e próprios para o consumo que seriam descartados são recolhidas pela ONG e entregues a 45 instituições para serem transformadas em importante complemento nutricional nas refeições diárias de mais de 20 mil pessoas.

É para mostrar esse trabalho e destacar que cada um pode fazer a sua parte, que a ONG Banco de Alimentos participará da ação Sumaré Sustentável. Na tenda da ONG, a população vai receber informações sobre como combater o desperdício e folhetos com dicas práticas, além de receitas que permitem aproveitar os alimentos de forma integral. Para completar, os visitantes poderão degustar delícias como brigadeiro de casca de banana e torta salgada feita com talos e folhas de legumes. Com a degustação, a ONG irá demonstrar como alimentos que as pessoas muitas vezes consideram “resto” podem se transformar em pratos saborosos e com conteúdo nutricional superior.

“Passar fome é uma violência e acreditamos que cada um pode ajudar a mudar essa realidade. Tudo passa por uma mudança efetiva de cultura”, destaca Luciana Quintão. Ela convida a todos a participar da ação e a conhecer a ONG Banco de Alimentos em www.bancodealimentos.org.br.

Sobre a ONG Banco de Alimentos

A ONG Banco de Alimentos é uma associação civil que atua para minimizar os efeitos da fome e combater o desperdício de alimentos. A organização, pioneira no Brasil no conceito de “colheita urbana”, foi fundada em 1998 pela economista Luciana C. Quintão. De janeiro de 1999 a dezembro de 2017 foram arrecadados mais de 7 milhões de quilos de alimentos, evitando um grande desperdício. Os alimentos distribuídos são excedentes de produção e de comercialização, perfeitos para o consumo. A distribuição possibilita a complementação alimentar diária para assistidos pelas 45 instituições cadastradas no projeto: mais de 20 mil pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos. http://www.bancodealimentos.org.br/

Visite a página do Banco de Alimentos no Facebook

Tel:  (11) 3674-0080

email: info@bancodealimentos.org.br

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Printec Comunicação www.printeccomunicacao.com.br

Visite a página da Printec Comunicação no Facebook

Dinaura Landini dinaura.landini@printeccomunicacao.com.br

+55 11 991874261

Vanessa Godoy vanessa.godoy@printeccomunicacao.com.br
+55 11 5185-4970