Chefs de cinco regiões do país participam de evento da ONG Banco de Alimentos que celebra o Dia Mundial da Alimentação

O objetivo é mostrar a riqueza da gastronomia brasileira e o potencial nutritivo que os alimentos de diversas regiões do país podem oferecer

São Paulo, 1 de outubro de 2018 – Para celebrar o Dia Mundial da Alimentação e chamar a atenção para a questão do desperdício de alimentos, a ONG Banco de Alimentos realiza na sexta-feira, 5 de outubro, no Unibes Cultural, em São Paulo, um ciclo de palestras sobre os alimentos mais consumidos pelos brasileiros, uma verdadeira imersão nas tradições culinárias do país. As palestras serão apresentadas por cinco chefs renomados, um de cada região do país, que abordarão aspectos como: nutrição, uso cultural e possibilidades de aproveitamento integral dos alimentos. Participarão do evento os chefs: Madu Melo (Nordeste), Raul Godoy (Norte), Fernando Mack (Centro-Oeste), Cassio Prados (Sudeste) e Marcos Livi (Sul).Luciana Chinaglia Quintão, presidente-fundadora da ONG Banco de Alimentos, considera fundamental que as pessoas despertem para a importância da boa alimentação. “Acredito que as bases para a construção de um futuro mais justo estão na educação e no direito de acesso a uma alimentação de qualidade”, afirma. Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, FAO, existem 815 milhões de pessoas passando fome no mundo. No Brasil, segundo a ONG Banco de Alimentos, 25 milhões de pessoas poderiam ser alimentadas todos os dias com os alimentos que são desperdiçados; 41 mil toneladas de alimentos são desperdiçadas todos os dias no Brasil, segundo dados do Instituto Akatu.“Estamos muito felizes em anunciar a quinta edição do Dia Mundial da Alimentação. A gastronomia brasileira é extremamente rica. Como o Brasil tem dimensões continentais, acabamos não conhecendo todo o potencial nutritivo que os alimentos brasileiros podem nos oferecer. Promover a saúde por meio do combate à má nutrição é tarefa diária de todos que trabalham na ONG Banco de Alimentos”, explica Natalia Rodrigues, nutricionista da instituição. A ONG atua com o objetivo de minimizar os efeitos da fome e de combater o desperdício de alimentos, permitindo que um maior número de pessoas tenha acesso a alimentos básicos e de qualidade – e em quantidade suficiente – para uma alimentação saudável e equilibrada. O trabalho da ONG possibilita a complementação alimentar diária para mais de 20 mil pessoas em 45 instituições sociais.Instituído pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o Dia Mundial da Alimentação é celebrado em 16 de outubro em mais de 150 países com atividades relacionadas à nutrição e à alimentação. Os eventos promovem conscientização e ação global para aqueles que sofrem com a fome e a necessidade de garantir a segurança alimentar e dietas nutritivas para todos. O Dia Mundial da Alimentação é também uma oportunidade para demonstrar o compromisso com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2 – Alcançar a meta do #FomeZero em 2030.

O evento “5 renomados chefs de cozinha, 5 regiões do país e 5 alimentos regionais” é gratuito e acontece das 14h às 18h. Conta com patrocínio do Rabobank Brasil e apoio da Unibes Cultural, que cedeu suas instalações.

“Como banco focado no agronegócio, o Rabobank Brasil tem o compromisso de participar de iniciativas que promovam a disseminação de conhecimento e integração dos elos das cadeias do agronegócio. Participar do 5º Dia Mundial da Alimentação está alinhado com a nossa missão global de Cultivar um Mundo Melhor Juntos, que tem o objetivo de apoiar ações que fomentem a sustentabilidade no campo e a conscientização da sociedade para temas importantes como nutrição e desperdício de alimentos”, destaca Thais Fontes, gerente de sustentabilidade do Rabobank Brasil.

A Unibes Cultural fica na rua Oscar Freire, 2.500, ao lado da estação Sumaré do metrô.
Para mais informações sobre o evento, acesse aqui.

Confira a programação das palestras:

14:00 – 14:30: Boas-vindas e cadastramento

14:30 – 15:00: Chef Cassio Prados – Região Sudeste

15:00 – 15:30: Chef Fernando Mack – Região Centro-Oeste

15:30 – 16:00: Chef Raul Godoy – Região Norte

16:00 – 16:30: coffee break

16:30 – 17:00: Chef Madu Melo – Região Nordeste

17:00 – 17:30: Chef Marcos Livi – Região Sul

17:30 – 18:00: encerramento

Chef Cassio Prados

Cássio Prados é gastrônomo, atua no mercado há quase 20 anos, possui uma vasta experiência em diversas cozinhas, foi docente por 10 anos no SENAC e, recentemente, recebeu o prêmio de melhor chef de São Paulo no quesito inovação – Prêmio Nacional Dólmã. Cássio realiza diferentes tipos de eventos temáticos, sociais e corporativos, faz jantares às escuras e nas alturas, ministra diferentes workshops, palestras e presta serviços de consultoria como gestor em diferentes serviços da área de alimentação. Atualmente, é food stylist do Burger King, comanda vários conteúdos gastronômicos de diferentes marcas e produtos do segmento e já fez diversas participações em programas de TV, rádio e em revistas. Frase que resume a gastronomia do Sudeste: Gastronomia do Sudeste: tudo junto e misturado.

Chef Fernando Mack

Fernando Mack morou em vários estados do Brasil, até fixar residência em Cuiabá (MT). É especialista em cozinha contemporânea, trabalhou em restaurantes renomados de São Paulo, como os premiados D.O.M e Kinoshita. Por mais de três anos foi chef executivo e gestor geral do Mahalo (2 estrelas), que fica em Cuiabá, considerado o melhor restaurante do Centro-Oeste, segundo o Guia 4 Rodas. Hoje Fernando divide seu tempo fazendo cursos, eventos nacionais e internacionais, levando os sabores de Mato Grosso, apresentando palestras e, principalmente, consultorias para grandes empreendimentos gastronômicos nacionais em resorts, hotéis e restaurantes. É consultor técnico da UNIVAG (Centro Universitário de Várzea Grande, MT) – onde seu Curso de Gastronomia obteve nota máxima pelo MEC, na Avaliação 2018. Atualmente desenvolve pesquisas e dedica-se a um livro sobre os ingredientes de Mato Grosso. Participou do livro Temperos do Brasil, representando o estado de Mato Grosso.

Chef Raul Godoy

Raul Godoy passou dois anos (2010 e 2011) em Londres na cozinha do argentino Casa Malevo, comandado pelo também argentino Diego Jaquet. Depois de passar pelos restaurantes Tordesilhas e Arturito, foi para o Riviera Bar, do Grupo D.O.M., em setembro de 2013. Após um ano e meio de trabalho, foi promovido a chef executivo, permanecendo no comando até julho de 2016, quando começou a desenvolver com o chef Alex Atala o conceito do Bio – Comer Saudável. Desde a abertura do restaurante, em maio de 2017, é o chef executivo da casa. Uma frase que resume a região gastronômica que irá abordar no evento: “O Brasil tem a maior biodiversidade do mundo e a região norte, principalmente a Amazônia, talvez abrigue o melhor exemplo disto”.

Chef Madu Melo

Aliando sabores brasileiros, técnica e pesquisa, a chef pernambucana Madu Melo é uma apaixonada por gastronomia e uma empreendedora na área de serviços de alimentação. Nasceu em Recife, tem 32 anos, e está radicada há 10 anos em São Paulo. Madu é formada em Marketing pela Universidade Paulista e fez diversos cursos de especialização em Marketing Digital na ESPM e em Negócios no Insper. Atuou como gerente de Desenvolvimento de Negócios de startups (grupo RBS), multinacionais (Bricoman, do grupo francês Adeo) e empresa de bebidas. Trabalhou na Wine (maior e-commerce de vinhos da América Latina), onde foi head da Wbeer, unidade de negócio dedicada à cerveja artesanal. Teve passagem pela premiada Coffee Lab, onde trabalhou ao lado da barista Isabela Raposeiras como consultora de marketing. Depois de um período sabático de viagem e pesquisas em mais de 30 países (Europa, América Latina, Austrália, Coréia do Sul, Japão, Sudeste Asiático, Nova Zelândia), resolveu transformar a paixão pela culinária em profissão. Foi no exterior, depois de visitar a lista dos principais restaurantes estrelados Michelin e da Restaurant, que concluiu que nada era melhor que o simples e confortante Cozido da Vó Nenzinha (ensopado de carnes bovina e suína com legumes com pirão de carne e arroz). Não por acaso, é o prato preferido da chef, receita de sua avó, cozinheira de mão cheia e sua inspiração primeira na gastronomia. Depois de 2 anos de pesquisa, estudos, cursos de gastronomia (Senac, Instituto Wilma Kövesi de Cozinha e Instituto Brasil a Gosto) e planejamento, lança o Mandioca Cozinha, culinária brasileira, na Vila Buarque, região central de São Paulo. Restaurante temático dedicado ao mais brasileiro dos ingredientes, a mandioca, planta 100% nacional. “A região Nordeste compreende o maior número de estados do país com quatro sub-regiões: sertão, agreste, zona da mata e meio norte e isso faz com que a gastronomia da região seja riquíssima!”, diz Madu.

Chef Marcos Livi

Gaúcho natural de São Francisco de Paula, o chef Marcos Livi trocou o Rio Grande do Sul, ainda no início da década de 1990, para estagiar em uma rede de hotéis em São Paulo depois de se formar em hotelaria na Escola Superior de Hotelaria Castelli (ESH), em Canela. Passou por grandes casas de show, como Tom Brasil e Via Funchal, para depois mergulhar na gastronomia e despontar hoje entre os principais chefs do Brasil. Com seu amor pela cultura, está à frente dos bares Verissimo e Quintana, que prestam homenagem aos autores brasileiros. Também é sócio proprietário do bar Botica e da Officina, misto de empório, padaria e rotisseria, ambos no bairro Brooklin, em São Paulo. No Mercado Municipal de Pinheiros, pilota junto com o sócio Gil Guimarães a pizzaria Napoli Centrale e a recém-inaugurada Hamburgueria C6, além do Bioma Pampa, um box com produtos do Sul.

Realização:

ONG Banco de Alimentos

Patrocínio:

Rabobank

Apoiadores:

Café Fazenda Pessegueiro

Dasmanas

Grupo Ricardo Almeida

Luxury Group

Home Chefs

Mandioca Cozinha Nacional

Restaurante Bio

Verissimo Bar

______________________________________________________________________

Sobre a ONG Banco de Alimentos

Banco de Alimentos é uma associação civil que atua para minimizar os efeitos da fome e combater o desperdício de alimentos. A organização, pioneira no Brasil no conceito de “colheita urbana”, foi fundada em 1998 pela economista Luciana C. Quintão. De janeiro de 1999 a dezembro de 2016 foram arrecadadas mais de 6 mil toneladas de alimentos, evitando um grande desperdício. Os alimentos distribuídos são excedentes de produção e de comercialização, perfeitos para o consumo. A distribuição possibilita a complementação alimentar diária para assistidos pelas 45 instituições cadastradas no projeto: mais de 20 mil pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos. http://www.bancodealimentos.org.br/

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Printec Comunicação www.printeccomunicacao.com.br

Visite a página da Printec Comunicação no Facebook

Dinaura Landini dinaura.landini@printeccomunicacao.com.br

Vanessa Godoy vanessa.godoy@printeccomunicacao.com.br
+55 11 5185-4970

Sobre a ONG

Banco de Alimentos  http://www.bancodealimentos.org.br/

Visite a página do Banco de Alimentos no Facebook

Tel:  (11) 3674-0080

email: info@bancodealimentos.org.br