- A divisão de Sistemas de Controle para Veículos Comerciais da ZF no Brasil participou de evento on-line sobre freios e controle de movimentos
- Especialistas realizaram palestra e minicurso sobre sistemas e produtos WABCO, marca da ZF, para caminhões, ônibus e semirreboques
- A empresa reuniu tecnologias que visam atender a regras que entrarão em vigor a partir do próximo ano
A divisão de Sistemas de Controle para Veículo Comerciais (Commercial Vehicles Control Systems – CVCS) da ZF no Brasil participou do 15º Colloquium Internacional SAE Brasil de Freios e Controle de Movimentos & Mostra de Engenharia – Seção Caxias do Sul, que aconteceu on-line de 17 a 19 de novembro de 2021. A ZF apresentou sua expertise em tecnologias para sistemas e produtos que contribuem para maior segurança na estrada, zelam pelo meio ambiente e prestam assistência ao motorista, além de atender a regras que entrarão em vigor no Brasil. A empresa participou de painel e realizou um minicurso no evento com seus especialistas expondo conhecimentos sobre sistemas e produtos WABCO, marca da ZF, para caminhões, ônibus e semirreboques.
PAINEL
O painel “Desafios perante as novas legislações de freios e de controle de movimentos”, realizado no dia 18 de novembro, teve a apresentação do engenheiro mecânico Caio Fattori, coordenador de marketing e de inteligência de mercado da divisão de Sistemas de Controle para Veículos Comerciais da ZF no Brasil, que é especialista em tecnologias WABCO para frenagem e controle de movimento de caminhões, ônibus e semirreboques. O palestrante ressaltou duas legislações, uma sobre a obrigatoriedade do controle de estabilidade e a outra referente à exigência de motores menos poluentes e mais eficientes.
Controle de estabilidade
No Brasil, o controle de estabilidade será obrigatório para novos modelos de veículos a partir de janeiro de 2022 e para plataformas correntes, em 2025. Assim como foi com o ABS, em 2013, a obrigatoriedade do controle de estabilidade representa importante passo para o avanço da segurança veicular no país. As novas tecnologias oferecem recursos que ajudam a reduzir riscos de acidentes, principalmente os que acarretam tombamento do veículo. O marco legal, a Resolução 641, do Conselho Nacional de Trânsito – Contran, aumentará a segurança e contribuirá para a redução de acidentes, a exemplo do que aconteceu com a adoção do sistema de controle de estabilidade em outras regiões do mundo.
Antes de ser adquirida pela ZF, a WABCO foi a empresa pioneira no desenvolvimento do controle eletrônico de estabilidade para veículos comerciais, em 2001. Agora, a marca continua a inovar essa tecnologia de segurança. Em veículos pesados, o controle eletrônico de estabilidade (Electronic Stability Control – ESC) cumpre uma tarefa mais complexa do que em um carro de passeio. A execução do trabalho requer um complexo controle de engenharia eletrônica além de sensores de alto desempenho. Para evitar a derrapagem do veículo dentro dos limites físicos e auxiliar na prevenção ao tombamento, o sistema avalia os dados como velocidade da roda, informações de carga e – por meio de sensores integrados – dados de aceleração transversal. Ao analisar essas informações de forma rápida e eficaz, a unidade de controle eletrônico do veículo detecta as probabilidades de tombamento e automaticamente aplica os freios.
Compressor de ar
Compressores de ar montados sobre os motores ganham mais importância com a entrada em vigor de novas regras para motores. O Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores – Proconve, criado em 1986, começará nova etapa a partir do ano que vem. A oitava fase, Proconve P8, estabelecida pela resolução 490 do Conselho Nacional do Meio Ambiente – Conama, tem como destaque o controle de emissões de gases poluentes ao meio ambiente em caminhões e ônibus. O P8 terá início para novos modelos de veículos da linha pesada a partir de janeiro de 2022 e para todos os novos veículos, em janeiro de 2023. Equivalente às regras do Euro 6, o programa visa abranger principalmente melhorias em motores.
Os compressores de ar WABCO são reconhecidos no mercado mundial pela sua robustez, durabilidade e eficiência. Com tecnologia sofisticada, os compressores da marca incluem componentes altamente resistentes e bem mais leves, contribuindo para reduzir o peso total do veículo. O cabeçote é produzido com material resistente à carbonização. Com menos carbonização na superfície do pistão, o bloco e a lâmina de admissão não correm o risco de sofrer danos. Além disso, tem baixo consumo de óleo. A marca também conta com compressor de ar com embreagem, além de unidade eletrônica para processamento de ar, que permitem ampliar significativamente a economia no consumo de combustível do veículo e, consequentemente, levam à redução de emissões. Os compressores de ar WABCO trabalham efetivamente para que motores atinjam a meta de redução de emissões e a marca está pronta para atender a demandas de aplicação no Brasil.
MINICURSO
O minicurso “Evolução das tecnologias nos sistemas de freios”, realizado no dia 19 de novembro, foi ministrado por Bruno Guisolphe Ferreira, engenheiro mecânico da área de vendas técnicas da divisão de Sistemas de Controle para Veículos Comerciais da ZF no Brasil. O especialista falou sobre a evolução das principais soluções e componentes dos sistemas de freios para veículos comerciais pesados: sistema de freio antitravamento de rodas (Anti-Lock Braking Systems – ABS), sistema eletrônico de frenagem (Electronic Braking System – EBS), compressor de ar, suspensão pneumática controlada eletronicamente (Electronically Controlled Air Suspension – ECAS), além de sistemas avançados para assistência ao motorista (Advanced Driver-Assistance Systems – ADAS).
As soluções WABCO estão presentes mundialmente em caminhões, ônibus e semirreboques, inclusive para veículos especiais como rodotrens, bitrens e demais configurações brasileiras. A marca tem produtos desenvolvidos para atender a diferentes requisitos técnicos de modelos de veículos brasileiros. O portfólio da ZF conta com produtos imprescindíveis para a segurança veicular, para o conforto e a eficácia do motorista e para a eficiência no transporte de passageiros ou carga.
Caio Fattori
Caio Fattori é coordenador de marketing e de inteligência de mercado da divisão de Sistemas de Controle para Veículos Comerciais da ZF no Brasil. Formado em engenharia mecânica pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, atua no mercado automotivo desde 2016, quando iniciou sua carreira na WABCO, empresa adquirida pela ZF em 2019. Trabalhou como engenheiro de vendas atendendo a principais montadoras de caminhões e ônibus. Em 2019, passou para a área de inteligência de mercado, e especializou-se em tecnologias WABCO para frenagem e controle de movimento de caminhões, ônibus e semirreboques.
Bruno Guisolphe Ferreira
Bruno Guisolphe Ferreira é engenheiro mecânico da área de vendas técnicas da divisão de Sistemas de Controle para Veículos Comerciais da ZF no Brasil. É formado pela Unisal – Centro Universitário Salesiano. Atua no mercado automotivo desde 2012. Especializou-se em produtos WABCO, principalmente em sistemas para assistência ao motorista e tecnologias para frenagem de caminhões, ônibus e semirreboques. Atualmente, atende a sistemistas e montadoras de veículos comerciais pesados.
Sobre a ZF
A ZF é uma empresa global de tecnologia e fornece sistemas para carros de passeio, veículos comerciais e tecnologia industrial, contribuindo para a próxima geração da mobilidade. A ZF permite que os veículos vejam, pensem e ajam. Por meio dos quatro campos de tecnologia, sendo Controle de Movimento de Veículos, Segurança Integrada, Condução Automatizada e Mobilidade Elétrica, a ZF oferece soluções abrangentes para montadoras de veículos estabelecidas e provedores de serviços de transporte e mobilidade emergentes. A ZF eletrifica uma ampla variedade de veículos. Com seus produtos, a empresa contribui para reduzir as emissões, protegendo o clima e aumentando a segurança na mobilidade. Com receita de 32,6 bilhões de euros em 2020, a ZF conta com mais de 150.000 colaboradores em aproximadamente 270 localidades em 42 países.