Referência há 30 anos no tratamento e no acompanhamento escolar de crianças e adolescentes com problemas psíquicos, o Lugar de Vida – Centro de Educação Terapêutica está com as inscrições abertas, até 28 de janeiro, para o curso online O diagnóstico diferencial psicanalítico entre psicose e autismo na infância: direções de tratamento e inclusão escolar.
Módulo II do Curso de Férias, o novo curso é destinado a estudantes e profissionais de todo o Brasil da área da saúde, da educação e da assistência social, com interesse no campo da infância e nos fundamentos teóricos da psicanálise, que já realizaram o Módulo I em 2021 ou em anos anteriores. Para se inscrever, acesse www.lugardevida.com.br.
São Paulo, 26 de janeiro de 2021 – Profissionais do Lugar de Vida – Centro de Educação Terapêutica e professores convidados vão ministrar, a partir do dia 2 de fevereiro, no formato online, o curso O diagnóstico diferencial psicanalítico entre psicose e autismo na infância: direções de tratamento e inclusão escolar, destinado a estudantes e profissionais da área da saúde, da educação e da assistência social com interesse no campo da infância e nos fundamentos teóricos da psicanálise. Este será o Módulo II do Curso de Férias online ministrado pelo Lugar de Vida e se destina aos profissionais que já realizaram – em 2021 ou em anos anteriores – o Módulo I – Educação Terapêutica: uma proposta de tratamento e de escolarização de crianças com Transtornos do Espectro de Autismo. As inscrições para o Módulo II estão abertas para profissionais de todo o Brasil e vão até o dia 28 de janeiro – para se inscrever, acesse www.lugardevida.com.br.
Instituição de referência há 30 anos no tratamento e acompanhamento escolar de crianças e adolescentes com problemas psíquicos, o Lugar de Vida – Centro de Educação Terapêutica realiza tradicionalmente nos meses de janeiro e fevereiro os cursos de férias, este ano no formato online em razão da pandemia. As aulas do Módulo II acontecem entre 1 e 12 de fevereiro, das 19h às 21h e aos sábados das 9h às 11h, com uma carga horária total de 21 horas. O objetivo do curso é aprofundar os conceitos teórico-clínicos da Educação Terapêutica, abordando o diagnóstico psicanalítico diferencial e a direção de tratamento institucional adotada em casos de psicose e de autismo na infância. Serão também apresentados casos clínicos, estudos de alunos-casos referentes às manifestações contemporâneas no ambiente escolar e perspectivas escolares inclusivas. Além das aulas teóricas, haverá seminários clínicos com aprofundamento e detalhamento das intervenções realizadas, com cenas filmadas autorizadas para fins de estudo.
“Os cursos de férias constituem um dos pilares de atuação do Lugar de Vida, que oferece também formação com estágio e atendimento clínico em várias frentes, como tratamento psicanalítico individual, grupos de Educação Terapêutica, atendimento aos pais, acompanhamento terapêutico e atendimento fonoaudiológico. Os cursos de férias são em geral realizados na sede, em São Paulo, mas este ano, em razão de pandemia, foram formatados para o online, mantendo a mesma metodologia, dinâmica e interação com os participantes”, afirma Cristina Keiko, doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano e sócia do Lugar de Vida.
No Lugar de Vida, o tratamento de crianças e adolescentes é realizado por meio de atendimentos psicanalíticos e fonoaudiológicos individuais e em grupo, em ateliês de escrita, música, contar histórias, culinária, jogos e brincadeiras. O acompanhamento escolar é feito em parceria com profissionais da educação, com a escola e com os professores. São também oferecidos espaços e dispositivos para escutar e acolher os pais em diferentes modalidades de trabalho. Todo o trabalho é realizado por uma equipe interdisciplinar que integra profissionais das áreas da psicologia, psicanálise, fonoaudiologia e pedagogia.
“O trabalho do Lugar de Vida fundamenta-se na Educação Terapêutica, conceito criado pela instituição que se baseia na articulação entre os princípios da psicanálise e da educação, tendo como visão o `educar tratando e o tratar educando`. Um dos principais diferenciais da instituição está nos Grupos Terapêuticos, que funcionam partindo da constatação de que o trabalho em grupo potencializa o tratamento do ponto de vista da interação social, à medida que traz vínculos, regras, atividades coletivas. Atesta-se que os efeitos subjetivos e de linguagem nos encontros entre os pares auxiliam o desenvolvimento e a inclusão de crianças e adolescentes nas escolas”, afirma Cristina Keiko.
Informações
Módulo II
O diagnóstico diferencial psicanalítico entre psicose e autismo na infância: direções de tratamento e inclusão escolar
A quem se destina: O módulo II será destinado a estudantes e profissionais da área da saúde, da educação e da assistência social com interesse no campo da infância e nos fundamentos teóricos da psicanálise. Poderão se inscrever apenas os profissionais que já realizaram o Módulo I em 2021 ou em anos anteriores.
Horário: segunda a sexta, das 19h às 21h; e aos sábados das 9h às 11h
Período: de 01/02 a 12/02/2021
Plataforma: Zoom
Número de Vagas: 40
Carga Horária: 21 horas
Prazo de inscrição: 28/01/2021
Para mais informações e inscrição, acesse aqui.
Sobre o Lugar de Vida – Centro de Educação Terapêutica
O Lugar de Vida – Centro de Educação Terapêutica é uma instituição de referência no tratamento e no acompanhamento escolar de crianças e adolescentes com problemas psíquicos. O tratamento é realizado por meio de atendimentos psicanalíticos individuais e em grupo, em ateliês de escrita, música, contar histórias, culinária, jogos e brincadeiras. O acompanhamento escolar é feito em parceria com profissionais da educação, com a escola e com os professores. São também oferecidos espaços e dispositivos para escutar e acolher os pais em diferentes modalidades de trabalho. O trabalho do Lugar de Vida fundamenta-se na Educação Terapêutica.
Em seus 30 anos de existência, o Lugar de Vida firmou-se ainda como centro de desenvolvimento de práticas clínicas, de pesquisas acadêmicas e de formação de profissionais, pesquisadores e estudantes das áreas da Saúde Mental e da Educação. Também oferece assessoria a instituições.
Em 2021 o Lugar de Vida realiza a quarta edição do Projeto Escolas Protagonistas – Diálogos com o Lugar de Vida para a construção do trabalho inclusivo, dirigido às escolas com interesse em discutir a inclusão de crianças com Entraves Estruturais em sua Constituição Psíquica – EE – nomenclatura proposta em substituição à de Transtornos do Espectro do Autismo – TEA. O objetivo é discutir em conjunto os impasses na escolarização desses alunos, as estratégias pedagógicas para enfrentá-los, as especificidades de sua alfabetização, as formas de sistematizar os conhecimentos e os saberes das equipes escolares e as novas estruturas de equipes de apoio, incluindo os desafios do ensino online e do distanciamento social. O eixo central do projeto é uma metodologia de trabalho em conjunto, uma vez que reunir os profissionais de diversas escolas em encontros de fala, de escuta, de trocas, de elaboração da prática e dos estudos tem promovido a sistematização dos saberes e a construção de práticas criativas cada vez mais consistentes, rumo a uma escola para todos.